Postagens populares

terça-feira, 14 de junho de 2011

UMA RAPIDINHA

ARROZ  ‘TÁ SAINDO”

Não somos chineses, mas o consumo de arroz no Brasil é o quinto maior do mundo.  E, como não somos asiáticos, o arroz é só acompanhamento!!!
O consumo médio de arroz no Brasil varia de 74 a 76 Kg/habitante/ano, tomando-se por base o grão em casca. Atualmente, o consumo está estagnado, apenas acompanhando o crescimento populacional.
O arroz branco "in natura", que passa por um processo padrão de beneficiamento para a retirada da casca e polimento (brunido), ainda é o principal produto consumido pela população, relativamente a produção do cereal no Brasil
(http://sistemasdeproducao.cnptia.embrapa.br/FontesHTML/Arroz/ArrozIrrigadoBrasil/cap18.htm)

Minha casa parece restaurante, ô povinho para comer, bem e muito!  E fazendo uma comidinha especial todo dia, o arroz acaba atrapalhando o bom andamento das panelas mais importantes;  então amiguinha Sidinha (assim mesmo, diminutivo de Sidneia), me ensinou como fazer arroz fresquinho (ou quentinho!?), toda hora.

1 cabeça (cabeça não é dente), de alho passada no moedor de alho – se não tem, corre prá comprar, é baratinho.
5 copos de 200ml de arroz (o de geléia, que todo mundo tem e que eu acho um horror,  que se use para tomar água, deixa de ser pobre e larga estes somente para medidor!).  NÃO LAVE O ARROZ PELO AMOR DE SUA COMIDA!  A água que vai cozinhá-lo mata mais germes e bactérias que a água.
5 col de sopa de óleo.

Aqueça o óleo e coloque o alho moído até dourar.  NÃO DEIXE TORRAR!! Arroz amargo é o Ó!
Coloque todo o arroz de uma vez e vá refogando, mexendo sempre para cozinhá-lo uniformemente . Faça isto até perceber que a cor do arroz está opaca, ou seja, marinheira de primeira viagem, até que os grãos percam o bilho.

Guarde todo este arroz refogado na geladeira em um pote hermeticamente fechado e, Pimba!  Quando precisar de arroz fresquinho, basta por água para ferver, salgar e, quando estiver fervendo, colocar um pouco de arroz até cozinhar.  Aqui em casa, se não houver macarrão no meio, esta quantidade dá para 4 dias, sendo feito, claro, aos poucos.

DICA 1 – desta forma o arroz cozinha rapidinho, rapidinho mesmo, portanto, cuidado!
DICA 2 – se perceber que o arroz está quase cozido e ainda tem muita água, não insista que vai se arrepender!  Retire o excesso de água com uma escumadeira.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário