Postagens populares

quinta-feira, 30 de junho de 2011

Grão de bico com frango

Ontem à noite achei que o Alasca era aqui em casa; coloquei o termômetro na varanda e depois duns 15m marcava 17º!!!  Haja roupa!  Eu parecia uma cebola, meia calça de lã, calça comprida, meia ¾ de lã, uma segunda pele, por cima blusa de manga comprida e por cima um roupão.  Ah!  Tava de luvas também porque acho que meu sensor termostático é defeituoso.

Aí, não consigo comer porque fico agoniada, se a comida estiver “pelando” como eu quero, queimo a goela;  se tiver menos que isto, acho fria, então vou só de sopa, chá e chocolate quente, beeemmmm quente.  E olha que eu gosto de frio porque dormir de conchinha, mesmo depois de trocentos anos de casada é uma delíciaaaaa!

Como eu só fiz uma canjinha simplezinha que acabei não tomando, vai para vocês uma receita que eu tinha no freezer e foi o que a família comeu porque não gostam de canja.

GRÃO DE BICO COM FRANGO

½ kg de grão de bico (nos supermercados os pacotinhos já vem c esta quantidade)
2 tabletes de caldo de frango
3 sobrecoxas de frango sem a pele
2 peitos sem pele e sem osso
3 dentes de alho
1 cebola ralada no ralo grosso
1 folha de louro ou 2 pitadas de louro em pó
2 pitadas de noz moscada
Sal a gosto
3 col de sopa de azeite
½ xícara de molho de tomate
Salsa picada

PREPARO DO FRANGO
Corte os filés em pedaços grandes e junte-os às coxas.  Soque bem o alho, junte o sal, a cebola a noz moscada e a folha de louro; tempere bem  o frango com esta pasta  deixe marinando por, no mínimo, 1 hora fora da geladeira.

PREPARO DO GRÃO DE BICO
Coloque o grão de bico de molho na véspera ou coloque numa vasilha com água no microondas por 3 min em temperatura máxima e aguarde por 30 min antes de usar; depois coloque-os em panela de pressão com água suficiente para cobri-lo, e os tabletes de caldo por aprox. 20 min após a panela começar a chiar.

FINALIZAÇÃO
Coloque o azeite numa panela, aqueça bastante e coloque o frango; vá virando até dourar todos os pedaços.
Coe a água do grão de bico e reserve;  junte o grão de  bico ao frango; Deixe no fogo até que o frango esteja bem cozido,  coloque o molho de tomate e vá mexendo de vez em quando para incorporar os ingredientes; se necessário, para não ficar muito seco, coloque um pouco da água onde o grão de bico foi cozido.
Prove e corrija o sal, se necessário.  Apague o fogo e junte a salsa picadinha.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário